segunda-feira, 6 de maio de 2013

Exposições

Bem galera, não vim postar no final de semana por conta de um baita resfriado que me pegou e hoje tô um pouco melhor e com cabeça para pensar em algo maneiro para vocês. Hoje vamos de Exposições que estão rolando aqui pelo RJ ok ?




Antes mesmo de a Jornada Mundial da Juventude — para a qual é esperada a visita de 2,5 milhões de fiéis — chegar ao Rio, a cidade já prepara o seu roteiro cultural para entreter os peregrinos. 

No aquecimento, o Museu Histórico Nacional inaugurou na última terça-feira a exposição “A arte a serviço da fé”, que reúne cerca de 600 peças de sua coleção sacra, entre pinturas, esculturas em madeira e marfim, oratórios e objetos da Capela Imperial.

— A exposição é para brindar não só o público carioca como os estrangeiros e representantes da juventude católica — explica a diretora do museu, Vera Tostes, reforçando o ineditismo do acervo. — Este conjunto nunca foi exibido em sua integridade. São peças de extremo valor artístico devido ao seu bom estado de conservação.

Entre os destaques, estão duas imagens de São Francisco de Assis, do século XVIII, e uma de São Francisco Xavier, do século XVII.

— É uma homenagem à vinda do Papa Francisco — completa Vera.

Também pedem atenção seis painéis de pinturas baianas, usados em procissões da Paixão de Cristo durante o período colonial, objetos que pertenceram à Capela Imperial do Paço de São Cristóvão e uma réplica da imagem de Santa Sofia, exposta em Istambul. Quem for ao MHN pode aproveitar o passeio para ver a exposição “A arte entre quatro olhares”.


Local : Centro 
Até dia 29 de julho d 2013 
ter,quar,quin e sex de 10 as 17:30 
sab e dom 14 as 18
Grátis 












Em homenagem aos 20 anos do Programa Memória do Mundo da Unesco e aos cinco anos do Comitê Nacional do Brasil do Programa do Mundo, a exposição de caráter educativo e itinerante reúne 400 imagens e documentos originais, como a sentença dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira e a Lei Áurea, distribuídos em nove módulos. Completam a mostra quatro vídeos dos acervos dos programas. 












Arquivo Nacional 
Até 7 de junho de 2013 
seg,ter,qua,qui e sex de 09 as 18 
Grátis 



Arquitetura de Vidro 

http://rioshow.oglobo.globo.com/exposicoes/galerias/arquitetura-de-vidro-8202.aspx

No início, eram guimbas de cigarro. Depois vieram plásticos, tanto de rótulos quanto das embalagens. Passados 20 anos, o carioca Marcos Cardoso continua a se reinventar com a mesma habilidade de manipular matéria-prima do cotidiano.

— Agora me debruço mais nos tradicionais meios de expressão plástica: a gravura, a escultura e a pintura — ressalta o artista, pouco antes de detalhar sua primeira exposição individual no Museu de Arte Moderna, em cartaz a partir de amanhã. — Desde a década de 1990, desenvolvo algumas pesquisas junto à indústria, não preocupado com a logística de produção, mas fazendo uso do seu produto final.

Em “Arquitetura de vidro”, Cardoso exibe 37 obras inéditas, produzidas entre 2012 e 2013. A inspiração do título, aliás, veio de uma das salas do 3º andar do museu, onde não há paredes, e sim janelas de vidro. Por lá, ele expõe uma instalação com 30m x 3,50m feita a partir de tiras de chinelos de borracha, uma espécie de rede.

— Foi pensada para este espaço de transparências e luminosidades — garante.

Nesta mesma sala, estão 22 esculturas da série “Maquete visual”, produzida com milhares de palitos de fósforos.

— São tramas tridimensionais em que os palitos encaixados criam uma espécie de arquitetura ou alegoria do espaço urbano — esclarece.

Para quem não abre mão de diversificar a arte de (re)criar formas, outras técnicas não podem, jamais, ficar fora do repertório. Não à toa, ele apresenta também seis obras da série “Jackson Pollock do Pandeiro”, com dez mil pares de tiras de chinelos de borracha, e quatro xilogravuras da série “Pau e pedra”, em que, para ampliar ainda mais seu leque, ele utiliza madeiras usadas na construção civil.


MAM 
Até 14 de julho de 2013 
ter,qua,qui e sex de 12 as 18
sab e dom de 12 as 19
Grátis  (menores de 12 anos) quarta grátis (a partir das 15h) 



Ao Amor do Público

http://rioshow.oglobo.globo.com/exposicoes/galerias/ao-amor-do-publico-8082.aspx

O coletivo Opavivará faz uma demonstração de suas intervenções urbanas dentro da galeria. Entre os trabalhos, fantasias coletivas para serem usadas por mais de uma pessoa, e que poderão ser vestidas pelos visitantes durante eventos. Na abertura, por exemplo, terá um cortejo de carnaval.

A Gentil Carioca 
Até 18 de maio de 2013 
ter, qua, qui e sex de 12 as 19
sab de 12 as 17
Grátis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário