terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cabelos no Verão

Bem gente, vamos falar de dicas para manter os cabelos em dia no verão, e isso inclui de tudo um pouco. Desde cortes, ate o cuidado com a cor. 



A indústria de cosméticos investiu nos últimos anos em tecnologias de produtos para a exposição do cabelo ao sol. Há qualidade, tanto nas linhas profissionais vendidas nos salões de beleza, quanto nos produtos direcionados às consumidoras. Além de ter a cara do verão, nosso país é rico em mulheres antenadas, que tratam das madeixas como um símbolo de feminilidade, sensualidade, atitude e emoção.

O cabelo é como a pele, precisa de proteção. Não adianta correr atrás de tratamentos revolucionários após o estrago, a melhor saída ainda é a prevenção. Conheça minhas dicas para manter a saúde dos fios e saiba como deixá-los deslumbrantes na estação mais quente do ano:

Antes, durante e depois do sol
É importante ter uma linha de manutenção para a exposição, tendo como itens básicos o xampu e o condicionador específicos para o seu cabelo. Durante o sol, abuse do leave-in com proteção térmica. Quanto aos cremes, são permitidos somente os sem enxágue. Os raios solares podem causar efeitos desastrosos em condicionantes comuns. Escolha uma boa máscara de tratamento para o pós-sol, os fios pedem cuidados mais fortes nesta época. É ideal ainda, pelo menos uma vez por semana, unir esse hidratante intensivo a outros ativos, em casa ou no salão de beleza (com auxílio ou não do calor).

Liberdade dos fios
Uma dica importante é usar chapéus, bonés ou lenços em períodos curtos para não causar suor em excesso no couro cabeludo, o que é prejudicial. As madeixas não devem ficar muito tempo abafadas. Mais grave que isso é prender ou cobrir o cabelo úmido; evite.
Corte ideal
Não é hora de criar cortes arrojados, que a escravize com um secador ou chapinha para estar sempre liso. Aposto em uma linguagem simplificada, sem excessos de desfiados. O ideal é ter uma ponta mais reta, independente do comprimento. Os agentes externos no verão comprometem qualquer look muito repicado.
Franjas assimétricas na altura do queixo voltam com tudo no verão e são uma boa pedida para suavizar expressões e deixar o cabelo com a cara da estação mais quente do ano: natural!
Efeito liso
Estão liberados o alisamento, relaxamento, recondicionamento, escovas progressivas ou definitivas, e qualquer outro tipo de produto que ajuste a cutícula do fio e deixe o efeito liso. Faça antes e depois do verão. Porém, fique atenta a todos os cuidados necessários durante a temporada quente.
Cuidados com a cor
Tenha cuidado extra com duas tonalidades específicas: os dourados e vermelhos. O sol, o sal do mar e o cloro da piscina desajustam a cor, fazem desbotar. É importante que a mulher use produtos que auxiliem na fixação da cor e hidratem os fios. Xampus e condicionadores, leave-in ou cremes sem enxágue são itens básicos.
Luzes, reflexos, mechas e qualquer outra ação que envolva a descoloração dos fios também merecem cuidados a mais. Com tais procedimentos, o fio clareado fica fragilizado, com a cutícula mais aberta. O contato do sol com esse fio, sem proteção adequada, aumenta o aspecto de ressecamento e pode até modificar a cor. Em grau elevado de exposição, o fio pode até se romper. Além dos produtos preventivos e de tratamento, os chapéus ou lenços podem ser excelentes aliados.
Penteados leves
O ideal é tirar proveito do uso de acessórios, desde broches, piranhas, palitos, borrachinhas, fitas, tiaras e muito mais. Tudo isso pode realçar a beleza dos penteados soltos ou presos com ares descontraídos, em alta nessa fase do ano.
Um penteado que vai da praia ao tapete vermelho é o rabo de cavalo. A dica para realce de volume é prender no alto da cabeça - se o cabelo for muito volumoso, um preso baixo é o mais indicado. A assimetria também cai super bem. Os soltos funcionam, desde que desconectados, com ondas irregulares e volume, dando um ar sexy. Aposte em modelo com volume no topo, estilo Brigitte Bardot.
E os curtos? Nem sempre é possível prender, mas é possível pentear. Se os cabelos curtos forem cacheados, é necessário usar e abusar de mousse e leave-in. Para os lisos, aconselho secar levantando as pontas, que direcionadas para o ar, dão a sensação de frescor. Em todos os casos, tenha como possibilidades: ceras, pomadas, hair gloss, reparadores de ponta, leave-in, etc. Para arrematar os estilizados secos, spray de fixação é fundamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário