terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia do Sushi !!!


À todos vocês que assim como eu, são tarados por comida japonesa. Venho lhes informar que hoje se comemora o Dia do Sushi ! Antes de ensinar como se faz, vamos a parte culta da história. 
Esse prato tem quase 200 anos de existência e sempre foi muito conhecido. Originou-se da antiga técnica de conservar o peixe no arroz com vinagre. O sushi tradicional é feito com arroz temperado com molho de vinagre e é acrescentado à ele algum tipo de peixe ou frutos do mar, vegetal ou fruta. Geralmente vem acompanhado de wasabi (raiz-forte, aquela pastinha verdinha) e molho de soja. Por volta do ano 1800 esse tipo ficou conhecido como Edomae zushi, porque era feito com peixes frescos pescados em Edomae (atual Baía de Tóquio).

Agora vamos ao modo de preparo de diferentes tipos de sushi ok ?!

Temaki Califórnia 

  O temaki é uma receita típica japonesa. Trata-se de um cone de arroz enrolado por folhas de algas marinhas, geralmente recheado com peixes crus. Um dos mais tradicionais é o temaki Califórnia. Ele tem esse nome por que os ingredientes fazem o quitute ficar mais colorido e festivo, assim como é lembrado o estado norte-americano.






Ingredientes:
55 g de gohan (arroz para sushi)
1/2 unidade de nori (folhas de algas)
Uma colher de café de gergelim
12 g de manga
6 g de pepino
20 g de kani
Cream cheese
 
Preparo:
Pegue uma folha de nori e divida ao meio. Apenas a metade será utilizada. Use a parte fosca da alga para receber o recheio. Segure a alga no sentido do comprimento da mão. Coloque o arroz no meio da alga distribuído de forma uniforme. Salpique o arroz com gergelim. O próximo passo é fazer o recheio do temaki. Primeiro, amasse o kani com as mãos, apenas para separar as tiras. Reserve. Corte o pepino em tirinhas bem finas e reserve. Corte duas fatias de manga e junte-as ao kani e ao pepino. Reserve. Coloque o pepino e a manga cortados em tiras, o kani-kama desfiado em cima do arroz e enrole em forma de um cone. Passe um pouco de cream cheese sobre o arroz. Sirva com molho de soja e wasabi.
 
 
Sushi feito com Goiabada
 
  
 Esse pequeno bolinho de arroz temperado com vinagre geralmente é montado com fatias de peixe cru. 





 
 




Ingredientes:
100 g de arroz para sushi
500 g de salmão
Cebolinha a gosto
Duas colheres de sopa de goiabada cremosa
Queijo tipo cream cheese

Massa para empanar:
2 xícaras  de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de água gelada
¹/² xícara de chá de saquê
Óleo para fritar

Molho Tarê:
¹/² xícara de chá de açúcar
¹/² xícara de chá de saquê
Duas colheres de sopa de amido de milho
¹/² xícara de chá de molho de soja

Preparo:
Sushi:
Sobre uma esteira para enrolar sushi, espalhe o arroz. Pique o salmão em pequenos cubinhos  e misture com o cream cheese, a goiabada e a cebolinha. Enrole com a ajuda da esteira feche o rolinho e reserve.

Massa:
Em um recipiente raso, misture bem os ingredientes da massa para empanar. Em uma frigideira, aqueça o óleo. Passe a massa delicadamente no rolinho com a mão e coloque-o na frigideira para fritar até que fique dourado. Retire com cuidado da frigideira  e reserve o rolinho.

Para o molho:
Em uma panela pequena leve ao fogo o açúcar, o saquê e deixe levantar fervura. Dissolva o amido de milho no molho de soja e despeje na panela, mexa até começar a engrossar, desligue o fogo. Umedeça uma faca e corte o hot roll em oito fatias do mesmo tamanho. Sirva em um prato e despeje o molho tarê.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário